Festa das Luzes

A Festa das Luzes (Chanuká ou Hanukkah), também conhecida como Festa da Dedicação, já que Chanuká em hebraico significa dedicação, é uma celebração de libertação histórica, que lembra que no ano 164 a.C aconteceu o milagre da multiplicação do azeite durante oito dias e a vitória do povo judeu sob a dominação Greco-Síria.

Segundo Ausubel: “Um feito heróico realizado na Judéia, em 168 da a.E.C., os pequenos bandos insurretos de bravos judeus, sob a liderança do sacerdote Hasmoneu Matatias e de seu filho Judas Macabeu, ( “o Martelo”); derrotando os exércitos do megalomaníaco déspota selêucida, Antioco IV ( Epifanes, “ o Deus Erguido”), depois de três anos de uma selvagem luta de guerrilha.” 

O interesse Greco-sirio, era obrigar o povo judeu a aceitar os costumes helênicos, proibindo a prática das leis judaicas como: ensinar a Torah, fazer circuncisão e guardar o sábado. Os dominadores ainda queriam a consagração do Templo judaico ao culto de Zeus e que lá se realizassem sacrifícios com porcos. 

É importante citar que nesse período alguns judeus aceitaram sem contestar essa aculturação e até mesmo se casaram com gregos deixando a cultura judaica. Mas um grupo grande de judeus liderados pelos Macabeus resistiu e lutou contra o exército Greco-sírio.

Quando os judeus finalmente conseguiram vencer o exército inimigo, entraram no templo notaram que o azeite para acender o candelabro (Menorah) iria durar somente um dia, porém milagrosamente o candelabro ficou acesso durante oito dias, ou seja, o tempo suficiente para se preparar um novo azeite para o castiçal sagrado, que deu nome a Festa das Luzes.

Concluído, o povo Judeu durante oito dias realiza a Festa das Luzes, acendendo velas em todo o período da comemoração, comem alimentos fritos, jogam pião e dão mesadas as crianças. E desse modo os judeus festejam e recordam o milagre e a libertação ocorridos na época da revolta dos Macabeus, demonstrando assim sua dedicação para com seus costumes e tradições.



Referências Bibliográficas:

Ausubel, Nathan. Conhecimento Judaico. Rio de Janeiro: A. koogan, 1989.

Quakinin, Marc- Alain. Symbols of Judaism. London: Assouline, 1999.

Wrobel, Ronaldo. Nossas Festas, Celebrações Judaicas. Brasilia: Ed. Francis, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário